A Portaria nº 84/2021 do INMETRO estabelece os critérios para a certificação de agulhas hipodérmicas e gengivais de uso único, garantindo que esses produtos atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança.

Um dos pontos centrais dessa regulamentação é a definição das chamadas famílias de agulhas.
As famílias de agulhas agrupam modelos que compartilham características técnicas em comum. Esse agrupamento tem como objetivo facilitar os ensaios de conformidade, tornando o processo mais ágil e econômico, sem comprometer a segurança do paciente ou a qualidade do produto.
Para que diferentes modelos sejam considerados parte de uma mesma família, é necessário que atendam simultaneamente a diversos requisitos:
O critério mais técnico dentro da definição de famílias é o diâmetro externo nominal da agulha.
Esse cuidado garante que não haja mistura de produtos com diferenças técnicas significativas, preservando a confiabilidade do processo de certificação.
A definição das famílias de agulhas torna a certificação mais organizada, eficiente e segura. Fabricantes ganham em clareza e objetividade nos processos de avaliação, enquanto os profissionais de saúde e pacientes podem confiar em produtos que passaram por critérios técnicos rigorosos.
Acompanhamos de perto cada etapa desse processo, auxiliando sua empresa a garantir conformidade com as normas do INMETRO e a colocar no mercado produtos seguros, confiáveis e devidamente certificados.